Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

QUÍMICA FARMACÊUTICA - ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS

O número com várias apresentações é excessivo em quase todos os países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento e o Brasil não constitui exceção

Quais as causas disso:
- CONCORRÊNCIA COMERCIAL
- EXTENSÃO TERRITORIAL
- PROPAGANDA AGRESSIVA
- FALTA DE FORMAÇÃO EDUCACIONAL
- CONDIÇÕES INADEQUADAS DO SISTEMA DE SAÚDE
- AUTOMEDICAÇÃO
- FALTA DE CONHECIMENTO DA CLASSE MÉDICA EM FARMACOLOGIA.

DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS
FONTES DE FÁRMACOS

A-) FONTES ANTIGAS DE MEDICAMENTOS
Paracelso 1493 - 1541 pai da farmacoquímica e fundador da medicina moderna, adotou a "DOUTRINA DA ASSINATURA".
A descoberta dos alcalóides, entre 1803 e 1920, deu um grande impulso no estudo das drogas, pois os farmacêuticos pioneiros no progresso da Química Farmacêutica, passaram a se preocupar menos com as plantas e drogas brutas e mais com os seus constituintes químicos.

B-) FONTES MODERNAS DE MEDICAMENTOS
A descoberta acidental de que determinados fungos e outros microorganismos produzem substâncias ditas antibióticas, levou os pesquisadores, sobretudo depois de 1940 a uma busca intensiva de novos antibióticos. Esses antibióticos não são procurados só entre microorganismos mas também entre vegetais e animais superiores.
A partir dessas investigações foram descobertos, isolados e identificados mais de 3100 antibióticos.
Outro fator que contribuiu para a obtenção de novos fármacos foi o enorme processo de Química Orgânica a partir do fim do século XIX.
Sendo que o arsenal terapêutico atual predominam os fármacos de origem sintética, mostrando que a síntese química vem contribuindo cada vez mais com novos fármacos em decorrência dos conhecimentos dos mecanismos de reações químicas e bioquímicas e de dispor de eficientes e rápidos métodos analíticos, tais como: CROMATOGRAFIA (RMN, JV, VV, EM) E ESPECTOFOTOMETRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário